viernes, 21 de agosto de 2009

Um cabelo a Norte


E rolou. Rolou pelo chão até a saliva se esgotar contra o alcatrão sujo.
A sua cabeça bateu várias vezes contra os pés dos transeuntes, até cada um deles transportar um fio dos seus cabelos, alguns enrolaram-se aos atacadores de nylon, outros, pegaram-se teimosamente às biqueiras dos sapatos, lugar vertiginoso.
Assim, os cabelos presos das suas ideias, foram distribuidos por centenas de sapatos que caminhavam em diferentes direcções.
Os resultados não se fizeram esperar.
A Oeste da Cidade, uma esmagadora massa de mulheres enlouqueceu de amor.
Empurraram o portão de ferro do Jardim Botânico e despedaçaram todas as roseiras de colecionador, até o chão se cobrir de uma massa vermelha de polpa aveludada e sentidos latentes.

A Sul, todos os cães dos bairros operários uivaram até ao amanhecer, a uma lua que os olhos das crianças viram converter-se em queijo.

Começou a soprar um vento quente a Este, lentamente no inicio, depois sem piedade, forçando as janelas a serem abertas. Delas saiu toda a felicidade contida, como vapor, cada sorriso, cada olhar, cada emoção verdadeira, em partículas que se elevaram no céu habitualmente cinzento e formaram uma nuvem de cor incerta(uns descreviam-na como azul-cobalto, outros como vermelho-intenso e os últimos que afirmaram ser,indiscutivelmente,amarelo-perdição) que se precipitou em direcção a Norte, o que seria perfeitamente normal não fosse o facto de esta nuvem suspirar.

Foi pois, a Norte, onde tudo é sempre tão frio, que se verificou o menor número de incidências.
Para ser mais fiel à verdade,apenas um homem sentiu o impacto desse cabelo vermelho, como uma carícia feita por uma mãe morta, a escorregar pela face devagarinho, fugidía, sem se deixar agarrar.
A intensidade da paixão que sentiu, fe-lo sentar-se subitamente no passeio de calçada branca, sentiu-se agasalhado até à náusea e uma onda quente sugou-lhe a água do corpo libertando-o de peso.
Caiu de costas contra a calçada, sob a nuvem de suspiros.
O Norte é um sítio frio, já aqui foi dito, por isso,o homem levantou-se e encaminhou-se para Sul, onde só poderia estar uma mulher quente.


No hay comentarios:

Publicar un comentario